18/04/2011

V de Vitória e não de Vingança

Esse fim de semana pensei bastante sobre vingança, sobre a nossa atitude com relação ao próximo, situações da vida e etc.

Há um conto Budista intitulado "O Monge e o Escorpião" que fala exatamente sobre isso, sobre nossa resposta frente a atitude do próximo:

Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

— Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: — Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.
---
Nos estressamos no trânsito, no transporte público, a pé, no trabalho, com familiares, com amigos, mas a questão é, se eu não posso mudar o próximo, porque permito que a atitude que desaprovo me consuma a ponto de me deixar igual? Se eu não gostei da atitude do outro, porque pago na mesma moeda? Lógico, todos somos humanos e é super difícil "dar a outra face" quando o que você quer é socar o outro (fato!), mas o pensamento do "troco" não deve se tornar um padrão em nossas vidas. Deixe que a justiça divina siga seu curso e eu confio sim que quem faz mal ao próximo receberá seu castigo, seja aqui, seja em outro plano divino.

E quem pensa que ter essa atitude é ser covarde, pelo contrário! Tem que ter uma super confiança em si e conhecer-se bem para agir dessa forma. É ser alguém que não teme o outro e não teme as emoções, pois sabe como se comportar nas adversidades.

Quer socar o próximo, respire profundamente e pense: Não, não serei como ele.

Quer se vingar do próximo, respire 3x e pense: Eu sou melhor do que essa atitude que recebi e não vou agir da mesma forma.

E por aí vai...

Se todos seguissem esse caminho, muita, muita coisa mesmo ia ser diferente no mundo, pois mesmo sem poder mudar o próximo você pode dar o exemplo e isso pode sim influenciar os outros a terem o mesmo comportamento.

Então a dica é, pense que você é melhor do que aquela situação, respire profundamente antes de tomar uma atitude ruim e siga, porque o melhor sempre está por vir.

Eu tentarei colocar isso em prática diariamente e você?


2 comentários:

  1. Pois é, realmente tem q ter uma cabeça muito boa para ter esse equilíbrio digamos assim. Ja pensei algumas vezes em ser exatamente assim, tipo seguir a risca, mas acontece algumas vezes algumas coisas na minha vida por exemplo q eu tomo uma atitude tão impulsiva, tipo bem forte msm q parece q eu saio de dentro de mim e segundos depois volto e penso " - o que aconteceu? Pq eu fiz? Podia ter feito diferente ... " enfim algo assim. Quero dizer q as vezes é mais forte do q nós, mas é uma questão de equilíbrio msm, parar e pensar, refletir, contar até 10 e respirar, nesses apenas 10 segundos muitas coisas podem ter um rumo diferente. Eu nunca li esse conto Budista, achei super interessante. Na verdade já venho praticando essa atitude a um tempinho, é difícil mas não é impossível.

    ResponderExcluir
  2. dificil... muito dificil... mas vou tentando....

    ResponderExcluir